LEIS DOMINICAIS

LEIS DOMINICAIS
 O que são leis dominicais?

A oração dominical é dominical porque foi proferida num domingo? Não.
Então porque ela é dominical?
Simplesmente porque a palavra dominical tem a ver com domínio, a quem pertence, e não apenas referente ao domingo.

Significado de Dominical
  • adj.m. e adj.f. Que se refere ao dia da semana domingo. 
  • Jurídico. Que se refere à pessoa que possui domínio; dominial.
  • Religião. Que se refere ou pertence a Deus.
  • Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino
  • s.m. Antigamente, referia-se aos tecidos utilizados pelas mulheres enquanto seguravam as hóstias. 
  • (Etm. do latim: dominicalis.e)
  • Sinônimos de Dominical
  • Sinônimo de dominical: dominial
  • Definição de Dominical
http://www.dicio.com.br/dominical/

Relativo a quem tem o domínio, ao senhor.
Relativo a Deus.
Relativo ao Domingo e à letra que no calendário designa o Domingo.
Dicionário Português

Muitos veem a lei dominical como um convite para fuga, outros relaxam descansadamente achando que quando a tal lei chegar vão repentinamente mudar de vida e sair da letargia como se isso fosse um antídoto ao torpor espiritual que inunda as igrejas que se encontram frias e sem vida....e perdendo seus membros aos milhares, enchendo as fileiras de dissidentes.

A questão é quem domina o calendário!



"O calendário com suas mudanças é aceito por todosTodo o mundo intui que os critérios usados para as mudanças são sábios, úteis e benéficos.
Contudo, tais critérios são desconhecidos da imensa maioria que vai se pautar por eles.
A que se deve essa mudança tão grande, constante, porém certa e bem recebida, do calendário?
Poucos têm disso uma ideia clara. Menos ainda de que foi a Igreja que definiu quanto durava um ano e em qual dia do ano viviam os homens.
Igreja Católica também definiu todas as mudanças que deveriam ser introduzidas no calendário até o fim do mundo de maneira a harmonizar a atividade dos homens com o movimento da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas.

Papa Gregório XIII definiu o calendário universal

E de fato foi o Papa Gregório XIII (1502-1585) quem deu forma definitiva ao calendário utilizado pelo mundo ocidental e foi o responsável pelas mudança mencionadas no início.
A Igreja Católica sempre esteve cuidadosamente engajada na astronomia, visando especialmente definir os tempos...
  A linha de granito que funciona como meridiano começa na fonte central da praça (em cujo centro está o obelisco) e vai na direção da janela do Papa, como a significar que o mundo deve acertar os ponteiros com o sucessor de Pedro."

Padre Francisco Rebelo, sacerdote católico do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo (Paulus Editora) e representante da Igreja Católica na supervisão dos textos do Calendário Interreligioso Celebração do Tempo
http://estacaochronographica.blogspot.com.br/2012/01/igreja-catolica-e-os-calendarios-um.html



A palavra DOMINICAL nem sempre se refere ao dia de domingo, até porque o primeiro da da semana se apresenta com nomes diversos como vemos abaixo:

Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.

Idioma
Nome
Significado
Alemão
Sonntag
Dia do Sol
Mandarim
星期日 (xīng qī rì)
Neerlandês
Zondag
Inglês
Sunday
Japonês
日曜日 / Nichiyōbi
Sueco
Söndag
Dinamarquês
Søndag
Catalão
Diumenge
"Dia do Senhor"
Castelhano
Domingo
Esperanto
Dimanĉo
Francês
Dimanche
Galego
Domingo
Grego
Κυριακή
Italiano
Domenica
Português
Domingo
Romeno
Duminică
Estónio
Pühapäev
Polaco
Niedziela
Basco
Igande
Turco
Pazar
Tcheco
Neděle
"Nada a fazer" ou "Dia de descanso".
Lituano
Sekmadienis


Observação interessante:

Sábado (ou dies Saturni - dia de Saturno) 9 foi o primeiro dia do semana, não o sétimo. Como o deus da a agricultura, ele pode ser visto nesta preëminant posição de importância, segurando seu símbolo, uma foice.

Em seguida, no segundo dia da semana planetária pagão, é considerado o deus do sol com raios de luz  emanando de sua cabeça. O  segundo dia da semana foi originalmente morre Solis (o dia do Sol - domingo).


 O terceiro dia da semana mostra a lua deusa, com a lua crescente com chifres como um diadema na cabeça. Seu dia foi morre Lunae (dia da Lua - segunda-feira).

O resto dos dias são representados pela os outros deuses planetários, terminando com dies Veneris (dia de Vênus, que em Línguas do norte da Europa foi mudado para uma deusa nórdica e se tornou Friga de dia, ou sexta-feira.) 

“Astrologia, astronomia paganizada, atribuiu a cada uma das 24 horas do dia a um deus planetário, após a ordem de suas supostas posições acima da terra ... Assim, se Saturno deve ter o domínio da primeira hora do dia, que seria chamado de o dia de Saturno ... Porque a última hora do dia de Saturno é atribuída a Marte, a primeira hora do dia seguinte pertenceria ao Sol, o próximo deus planetário na ordem. Isso faz do Sol o senhor do dia, de modo que o dia é chamado de ‘o dia do Sol’ (Sunday/domingo)” R. L. Odom, How Did Sunday Get Its Name? {Como o Domingo tem este Nome?} (Nashville, Tennessee: Southern Publishing Assoc., 1972), p. 10 & 11. 

Domingo no inglês é sunday... não tem a ver com a palavra dominical... Diz respeito ao dia de adoração. 
Quem domina o tempo do mundo atualmente quase em sua totalidade é o calendário Gregoriano, é Roma.
Todos que guardam os dias santos calculados por falso sistema de registro de tempo escolhem a quem querem obedecer.

Calendário romano e suas características de domínio:.
Tem o Nome/Dono    - Gregório XIII
Tem Origem             -  Roma
Tem o Cargo/Título -   Papa
Tem o selo -              -  Domingo  (ou primeiro dia da semana)
Tem de Início            - 15 de Outubro de 1582              

As leis que sairão, serão dadas por quem domina o calendário tem os direitos dominicais, assim sendo qualquer dia de adoração que esteja inserida ou defendida pelo calendário gregoriano são leis dominiais papais.
Se o calendário gregoriano é quem dita o Dia de Adoração, e não as Escrituras as leis serão de quem domina...no caso a besta!


O Verdadeiro Calendário também tem características de Domínio:


















Tem o Nome/Dono    -     YAHUH
Tem Origem             -      Na criação

Tem o Cargo/Título -    Grande EU SOU
Tem de Início -                4º dia criação
Tem o selo -                      Shabat 

Shemot - Êx. 31:13 Fala também aos filhos de Yahshorul [Israel], dizendo: Verdadeiramente Meu Shabat vós devereis shomer, [Observar], pois ele é um ot-sinal [sinal] que está entre Mim e vós ao longo de vossas gerações, para que vós possais saber que Eu sou YAHUH יהוה que vos consagra. 


Yahezkul - Ez. 20:20 E consagrai Meus shabatot, e eles serão um ot-sinal entre Mim e vós, para que vós possais saber que Eu sou YAHUH  יהוה vosso Ulhim.







Diná Soares

Comentários

  1. Shalom Gostei muto, chegou a ora de separar o a que servem Adonay e os que não servem Adonay,depois de uma grande escuridade, dos dois mil e trezentos anos, a verdade é como uma arroia você fica segurando no funda da água, mas quando você solta ela imediatamente ela surgem por sima das águas,temos certeza que somos vencedores,

    ResponderExcluir
  2. Sim Chegou Juarez!
    Fico feliz de ver muitos participando e engajados nesta obra final!
    Yahveh seja louvado sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. As Afirmações dos Sabatistas Lunares examinadas
    Afirmação #1 – “O Sábado do sétimo dia caía em cada 8º, 15º, 22º e 29º dia do mês lunar.” (7)
    a. Todos os Sábados cerimoniais foram determinados para certas datas. A Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês (Lev. 23:5); a Festa do “Pão Sem Fermento” no décimo quinto dia do primeiro mês (Lev. 23:6); a “Festa das Primícias” (Primeiros Frutos) no décimo sexto dia do primeiro mês (Lev. 23:10 a 11); a Festa das Semanas ou Pentecostes, 50 dias depois da Festa das Primícias (Lev. 23:16); a Festa das Trombetas no primeiro dia do sétimo mês (Lev. 23:24); o Dia da Expiação no décimo dia do sétimo mês (Lev. 23:27); a Festa dos Tabernáculos no décimo quinto dia do sétimo mês (Lev. 23:34).
    Deus ligou cada Sábado Cerimonial a um dia em particular. Se Ele quisesse que cada Sábado semanal fosse celebrado no 8º, 15º, 22º e 29º dia do mês por que não existe um só verso nas Escrituras dizendo aos Israelitas que o Sábado deveria ser observado nestes dias? O Sábado semanal não seria mais importante que os Sábados anuais?
    b. De acordo com Números 33:3 o Êxodo ocorreu no 15º dia do primeiro mês. O 15º dia foi o dia depois da Páscoa, “partiram, pois, de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte ao da Páscoa saíram os filhos de Israel, corajosamente, aos olhos de todos os egípcios.” Eles começaram sua jornada no 15º dia enquanto ainda estava noite. Ellen White diz que “antes que a manhã raiasse,
    estavam a caminho” (8). Se o 15º dia foi um sábado teria sido o primeiro dia completo da viagem. Sob a luz de Mateus 24:20, onde Jesus disse aos discípulos, “orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado,” é difícil aceitar que Deus iniciou o êxodo do Egito no Sábado.
    c. Os filhos de Israel chegaram ao deserto de Sim “aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito” (Êxodo 16:1). Novamente, eles viajaram no 15º dia, portanto não deve ter sido Sábado.
    d. Em Josué 5:10 a 12 nos é dito que o maná cessou no 16º dia do primeiro mês:
    “Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Pascoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia. No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.”
    A Páscoa foi no 14º dia do primeiro mês. No 15º dia eles comeram dos produtos da terra, e no 16º dia o maná cessou. Se o maná cessou no 16º dia do primeiro mês, ele deve ter caído no 15º dia, pois de outra maneira o texto deveria ter dito que ele cessou no 14º dia ou no 15º dia. Portanto o 15º dia não pode ter sido Sábado porque Deus nunca mandou maná no Sábado. (9)
    Nós olhamos quatro textos bíblicos que indicam que o 15º dia do mês não podia ter sido Sábado. Isto mostra a falácia da “Teoria do
    Sábado Lunar”. A coluna principal do seu ensino claramente não soa como os advogados desta teoria querem nos fazer crer.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo Morais!

    Gostei muito da sua colocação, pois dá oportunidade de excelente resposta, vamos lá:
    Primeiro não vou utilizar a palavra sábado – Saturnday – Dia de Saturno pra se referir ao shabat das Escrituras.
    Afirmação 1:
    Confirmação Escriturística de que os shabat – caiam nos respectivos dias 8, 15, 21 e 29. Bem se temos a confirmação de um dos shabat nestes dias desnecessário é a reconfirmação dos outros dias já que o shabat é a cada sete dias corridos.

    Aqui vai alguns versículos:

    Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao OITAVO dia tereis SANTA CONVOCAÇÃO, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS.Levítico 23:36

    Porém aos QUINZE dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; NO PRIMEIRO DIA HAVERÁ DESCANSO, e no oitavo dia haverá descanso.Levítico 23:39

    E aos QUINZE dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães ázimos. NO PRIMEIRO DIA HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; Números 28:17-18

    Semelhantemente, aos QUINZE dias deste sétimo mês tereis SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS; mas SETE DIAS celebrareis festa ao Senhor.Números 29:12

    No OITAVO dia tereis dia de solenidade; nenhum trabalho servil fareis;Números 29:35

    Textos bem claros! Creio não necessitar explicação no que já está detalhado!

    Vc afirma que : Dia 15 do mês não poderia ter sido um sábado ...Mas o que os textos mostram é muito pelo contrário...




    Reposta para o item b:

    Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, DE NOITE . Deuteronômio 16:1
    Ou seja depois do por do sol a exemplo de Êxodo 16 “ao crepúsculo a tarde comereis carne” depois do por do sol.

    Sua observação : Se o 15º dia foi um sábado – realmente é um “Se”.
    Reposta para o item c:

    Muito simples e claro Tb!
    De Mara o povo foi para Elim, onde encontrou "doze fontes de água e setenta palmeiras". Ali permaneceram vários dias antes de entrarem no deserto de Sim. Quando fez um mês que se achavam ausentes do Egito, fizeram seu PRIMEIRO ACAMPAMENTO NO DESERTO. Patriarcas e Profetas pg. 203 – “Do mar Vermelho ao Sinai”
    Dia 15 quinze – eles “ACAMPARAM “ – ou seja DESCANSARAM CONFORME O MANDAMENTO!!!
    Reposta para o item d:
    A questão do maná é a minha predileta, aí vemos mais claro do que nunca a questão do shabat dia 15 (logicamente o maná não caiu dia 15 – por ser sahbat ... e consequentemente cessou no dia 16 do primeiro mês :
    Esta é sua refutação é uma cópia l...
     Dia 14 - o sexto dia comeram o maná em dobro
     Dia 15 – o shabat – comeram o maná que haviam colhido no dia anterior
     Dia 16 – o Primeiro dia onde o maná costumeiramente cairia – não caiu mais.

    O caso mais típico é a morte do Salvador na páscoa DIA 14 DO PRIMEIRO MÊS, um dia de PREPARAÇÃO... Consequentemente o dia que o Salvador ficou na tumba e descansou foi evidentemente um SAHBAT DIA 15 QUINZE!!!!


    Como vi vc simplesmente copiou esses argumentos... Aconselho que estude...

    http://estudosimpressionantes.blogspot.com/2014/10/resposta-um-pastor-adventista-famoso.html

    Atenciosamente




    ResponderExcluir
  5. Diná !!!!

    Item A : Santa Convocação não significa Sábado ou "Shabat" (Sábado em português, não faz nenhuma referencia ao Saturday (mas tudo bem)).

    Em www.worldslastchance.com/wlc-challenge.html é apresentada uma série de pressuposições que na verdade são falsas. Logo no início, é dito que “o primeiro dia da festa dos pães asmos era no dia 15 [do mês de abibe], que era um sábado”. A WLC afirma que esse era um sábado semanal, e a única “prova” que apresentam disso é o argumento de que nesse dia havia uma “santa convocação”. Ora, esse argumento não tem validade nenhuma, porque havia “santa convocação” não só no sábado semanal, mas em todos os sábados cerimoniais. Assim, havia santa convocação também no sétimo dia da festa dos pães asmos (Lv 23:8), na festa das primícias ou pentecostes (Lv 23:20, 21), na festa das trombetas (Lv 23:24), no dia da expiação (Lv 23:27), e no primeiro e último dias da festa dos tabernáculos (Lv 23:34-36). Destes, eles consideram que o dia 15 do primeiro mês e os dias 15 e 22 do sétimo mês eram sábados semanais. Baseados em quê?

    Item B : Claramente a Bíblia diz que sairam ao 15º dia de noite " Os israelitas partiram de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês, no dia seguinte ao da Páscoa. Saíram, marchando desafiadoramente à vista de todos os egípcios,

    Números 33:3" ( Na opinião de vocês seria em um sábado ... muito claro isso ... não tem nada de "SE" ...

    Item C : "Eles chegaram no 15º dia .... em não no 14º para descansar no 15º " Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito.

    Êxodo 16:1 .

    ITEM D : Concordo que pode ter as duas interpretações ....

    Mas o de Jesus ... dá pano pra manga ....

    Mas para mim, o Calendário não vinga por causa de se desprezar os dias 1 e 30 ... dias de 24h que de forma nenhuma batem com o calendário do Éden de 7 dias de tarde e noite ....

    Em relação a cópia, muitos dos seu artigos postados não são seus ... e sim cópias de Idéias de outras pessoas.

    Grato

    Rodrigo Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, é sempre um prazer te-lo aqui!

      Não é objetivo meu, ficar escrevendo aqui respostas para te confrontar... são estudos, que leva as pessoas a pesquisarem como eu fiz e vc está fazendo.

      Estudo este assunto a 2 anos, sou bebê ainda, sei que tem muito mais para ser descoberto e entendido... Uma coisa interessante que aconteceu no decorrer deste tempo, foi eu ter descoberto o world last chance, que só veio confirmar os meus estudos, fiquei muito feliz por isso, e descobrir que eu não era a única insatisfeita com a falta de respostas sobre as festas fixas, a lua nova, a história do calendário etc... há aproximadamente uns 4 milhões de pessoas guardando o shabat lunar e engajado nos mesmos estudos ao redor do mundo, são adventistas, judeus, evangélicos e católicos... tenho falado até com ateus....Este pequeno blog, que tem um mês incompleto, já é visitado em todos os continentes por aproximadamente 20 países... com mais de 100 visualizações por dia... Não concordo com todas as posições da WLC, por isso tão somente não a divulgo, mas admiro muito o Galau, e seu trabalho, e seu compromisso sério em busca da verdade... o que busca, encontra.

      Eu só posto a Escritura, fatos históricos, astronômicos e proféticos pq sou fã de Ellen White!
      Como o nome do blog sugere, são estudos impressionantes compartilhados, a verdade está para os escolhidos que serão selados, e as refutações só vem corroborar para a maior divulgação, acredito que a verdade suporta toda a refutação e investigação!

      Sua veemente busca de refutação, só mostra que este assunto mexe com vc...assim como mexeu comigo, e vem despertando a muitos!

      Creio que meu último post, vai lhe responder mais a contendo seus questionamentos:

      Shabat lunar ou Sábado?

      http://estudosimpressionantes.blogspot.com.br/2014/11/shabat-lunar-ou-sabado.html

      Continuemos crescendo!

      Excluir
  6. Oi Diná, não quero de forma alguma causar algum problema.

    Tenho estudado muito também ... Aliás estudei com 5 anos com o WLC esse assunto do calendário, mas algumas coisas nunca fizeram sentido para mim.

    Não consigo conciliar o calendário lunar com a semana da criação instituída por Deus de 7 dias sequenciais.

    Não consigo entender por que eliminar a contagem de 1 dia de 24 horas (1º e 30º dia), como se ele não existisse, face, várias informações de como era o calendário judaico apresentado em vários locais, até me site de história judaica e outros.

    Desisti do site quando eles erraram a profecia de Apocalipse 17, quando afirmavam que o Papa João Paulo ressuscitaria ( ou não estaria morto e se juntaria ao espiritismo para formar a imagem da besta. ( fato que não se concretizou ).

    Conversando com a Elisangela Borges (nossa amiga em comum), também não concordei com a visão de que Jesus seria homem (totalmente) sendo gerado de Maria e José e que só após a ressurreição é que tenha se tornado Deus. ( Como ele perdoou pecado, sendo homem ????)

    Tenho vários questionamentos ainda .... mas prossigo no estudo ....

    Abraços em Cristo

    Rodrigo Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      Ninguém tem a verdade completa, depois de séculos onde ela foi pisada a pés, pois o inimigo prosperou em fazer isso, como estava na profecia. Vc não pode recriminar ninguém por não ter essa verdade, estamos todos buscando maior conhecimento, pois a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. E aqueles que não rejeitarem a luz revelada, receberá cada vez mais a medida que prosseguirem....

      Da mesma forma que vc não consegue ver a semanas do calendário Escriturístico, eu não vejo nenhum sentido no calendário papal Gregoriano, a não ser o sinal do dedo da besta 666, operando eficazmente na mentira....
      Eu tb estudo a Profecia de Apocalipse 17, e vejo uma exatidão quase inacreditável se revelando na frente de nossos olhos... O Rukha Nevuah (Espírito de Profecia) não morreu com Ellen White....e precisamos prosseguir com sua ajuda! "Eis que estou convosco até a consumação dos séculos", é a promessa à Seus filhos....

      Creio que Yahshuah haMashyah, é o Filho Unigênito (único gerado) e primogênito (primeiro gerado) Heb. 1: 6, e Romanos 8:29 do Eterno YHWH , (Yahveh), incompreensívelmente totalmente humano e totalmente Um com o Pai! Isso é o que nos foi revelado.

      Que Yahveh o Pai e Yahsuah o Filho esteja com você e com todos os que buscam a verdade!

      Att

      Excluir
  7. Diná, Rodrigo, vale lembrar aqui que, como não havia medição de horas à noite - contava-se 4 vigílias (de 3 horas cada) - o dia judaico inicia quando a noite vem e a primeira estrela surge no firmamento. Na prática moderna, o dia judaico começa às 18 horas e termina no fim da tarde do dia seguinte. Essa defasagem de 18 horas em relação ao modo como se considera hoje - o dia iniciando à meia-noite/zero horas -, provoca a diferença de (quase) um dia. Vejamos: dia primeiro do mês de janeiro de 2017 no calendário judaico começa às 18 horas do primeiro dia do calendário gregoriano. Desse modo, o primeiro dia do mês judaico se completa às 18 horas do dia 2... Assim, o sexto dia judaico se inicia no sétimo dia (18 h) e vai até o oitavo dia do calendário gregoriano.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Diná, também sou uma estudante da bíblia e me inquieta muito este assunto. Sou guardadora do sábado desde que nasci, assim como toda a minha família. Este assunto surgiu na minha vida como uma bomba e o Deus Criador sabe como tenho me esforçado para entender certas coisas...Não gosto das mentiras, e nem das suposições... Se possível gostaria de um estudo mais profundo sobre este assunto... Muitas almas perecem hoje sem conhecimento... Pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

O Tempo

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Estudando Apocalipse - Gilyahna - Parte 1 - Yahchanam, o Discípulo Amado

Sincronia Biologia e Astronomia!

LEIS E CONCERTOS

ULHIM ou ELOHIM?

WE ARE EVEN IN THE YEAR 5985?

Deus é Zeus!!!

TRADUÇÃO E TRANSLITERAÇÃO.