Trindade

SANTÍSSIMA TRINDADE?


Assista o vídeo acima


A crença em uma trindade está tão difundida dentro do cristianismo, que a maioria dos cristãos aceita esta doutrina, ou (dogma?) sem dúvida. Eles a aceitam como uma crença Bíblica, fundada sobre as Escrituras. O pequeno punhado de denominações, que negam a existência de uma trindade, é visto como estranho na melhor das hipóteses (por exemplo: os Mórmons, as Testemunhas de Jeová), ou, na pior das hipóteses, cultos (cientistas cristãos, a Cientologia). O fato de que a Escritura, de fato, se refere a um “Espírito Santo” (Rukha Kadosch) é aceito como prova suficiente para esta doutrina.
A chocante verdade é que a doutrina da trindade não pode ser encontrada nas Escrituras. Na verdade, a Bíblia cita Yahveh como emitindo um alerta contra essa crença profundamente enraizada! A investigação cuidadosa revela que uma divindade trina tem origem no paganismo.
A Escritura revela que Lúcifer, no Céu, estava com ciúmes da relação estreita que Yahshuah tinha com o Pai. Isaías registra suas proclamações presunçosas:
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de [Ul Him] exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:12-14, ACF)
Grega e romana Trindade
Para roubar a adoração que por direito pertence ao Altíssimo, satanás tem a redirecionado para si mesmo. Ele fez isso através da criação de uma trindade. Este culto desvia para longe de Yahveh . Uma vez que qualquer culto que não é dado ao Criador é pecado, satanás era o verdadeiro destinatário deste culto desviado.

A Trindade no Paganismo

Várias trindades são encontradas em todo o paganismo antigo. Algumas religiões tiveram mais de uma trindade, mas cada uma foi considerada “três-em-um.” O registro mais antigo da crença em uma trindade é encontrado na Suméria, logo após o dilúvio. Esta antiga divindade trina consistia de Anu, o “Pai” e “Rei dos Deuses”; Enlil, o deus criador; e Enki (também conhecido como Ea), o “senhor da sabedoria”. A Babilônia baseou sua trindade em seu fundador, Ninrod, que cedo se rebelou contra o governo divino. Pela primeira vez, uma figura materna era parte da trindade “santa” de Ninrod, Semíramis e Tamuz. Semíramis, como a esposa de Ninrod e mãe de Tamuz, o “Salvador”, foi denominada como “Mãe de Deus” e “Rainha dos Céus”.
Pagan Trindades ao redor do mundo
No Egito, esta trindade blasfema era formada por Osíris, o Pai; Isis, a Mãe, e Horus, o Filho. A história de Osíris sugere fortemente que ele e Ninrod eram uma e a mesma coisa. Os hindus, da mesma forma, têm uma trindade Pai/Mãe/Filho consistindo de Brahma, Vishnu e Shiva. Os gregos adoravam Zeus, Atena e Apolo, alegando que os três “concordaram em um”.
Em seu livro, Written in Stone [Escrito em Pedra], o autor Richard Cassaro revela evidências de uma religião extremamente antiga e poderosa de três-em-um que foi difundida por toda a Europa séculos antes de Cristo. Essa crença era tão arraigada que inicialmente impediu a propagação do cristianismo na Europa!
Essa antiga religião de Três-Em-Um era um corpo autocapacitado de sabedoria que dotou as massas da Europa com lendárias faculdades de sexto sentido. Também os dotou com a lendária capacidade da mente sobre a matéria. Um povo assim habilitado é naturalmente difícil de influenciar e quase impossível de controlar. Daí o desejo dos fundadores da Igreja cujo objetivo sempre foi o de ganhar a hegemonia sobre as massas, para eliminar esta antiga sabedoria mágica do continente, dando-lhes uma base mais firme para estabelecer sua nova religião cristã e arrancar os sistemas de crenças existentes. 1
Símbolos pagãos da Trindade
Imagem: Richard Cassaro, http://www.deepertruth.com/trinity.
Claramente, algo tinha que ser feito, se o cristianismo iria converter esses pagãos. A solução foi: criar uma trindade cristã.

O Trinitarianismo Entra No Cristianismo

A ambição do Bispo de Roma, para estender o seu poder e influência através da conversão dos pagãos, coincidiu com o desejo do imperador Constantino para consolidar seu poder político ao longo de sua vasta área. O imperador convocou o Concílio de Niceia, em 322 d.C. com o propósito expresso de unir a cristandade. O principal ponto em discussão foi a natureza de Yahveh. Constantino estava claro de que todos os bispos permaneceriam no Concílio, até que fossem unidos. E eles estavam - durante três anos. Algumas evidências sugerem que os bispos que se recusaram a inclinar para suas crenças foram assassinados enquanto outros foram exilados.

No final, bispos comprometidos. . . e ecumenismo nascido. Doutrinas e interpretações Escriturísticas que promovem a individualidade de Yahveh foram postas de lado em favor de uma teologia trinitária pagã. 
The Council of Nicaea, with Arius under thier feet


O Concílio de Nicéia, com Ário representado abaixo dos pés do imperador Constantino e dos bispos. 13
Eusébio de Nicomédia, o principal proponente de YAHWEH como uma única entidade com um Filho gerado, estabeleceu um precedente para o compromisso que pastores e igrejas têm feito desde então: torcer declarações para aplicar em mais de uma maneira em ordem para alcançar uma superfície “unidade na diversidade”. Compromisso pela unidade é uma identificação da característica do erro. Isso está diretamente oposto à declaração de Yahshuah refletindo sobre a reação do mundo às verdades que Ele trouxe: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” (Mateus 10:34, ACF)
Eusébio de Nicomédia apresentou o primeiro credo ariano [não-trinitariano] e foi rejeitado. . . Em vez de apresentar um credo próprio, os anti-arianos modificaram o de Eusébio, assim, obrigando-o a assiná-lo, desligando completamente os arianos. Os arianos que não assinaram foram depostos e exilados. . . .
Assim, Constantino teve sua Igreja unificada, que não era muito unificada. . . Eusébio estava bastante desconfortável com o credo de Nicéia que sentiu a oportunidade para justificar-se para o seu próprio povo em uma longa carta em que ele afirma que ‘resistiu até o último minuto’ até as palavras foram examinadas e foi explicado que as palavras ‘não queriam dizer tudo o que elas pareciam significar, mas foram destinadas simplesmente a afirmar a real divindade do Filho...2
Os líderes em Niceia, na verdade, “autorizaram uma dupla interpretação, a fim de ganhar Eusébio e seus seguidores.” 3   Assim, a verdade das Escrituras foi suplantada pelo erro pagão por causa da superficial “unidade”.

Os Primeiros Cristãos não-Trinitarianos

Os primeiros cristãos não eram trinitarianos. 
The Council of Nicaea, with Arius under thier feet


Uma vez que os Trinitarianos Ortodoxos conseguiram derrotar o arianismo, censuraram todos os sinais percebidos que a heresia deixou para trás. Este mosaico, na Basílica de Santo Apolinário Novo, em Ravena, teve as imagens do rei ariano, Teodorico, e de sua corte removidas. Contudo, em algumas colunas suas mãos permanecem. 14
Não havia nenhuma doutrina da Trindade estabelecida até o quarto século, isso é um fato histórico totalmente documentado.
Claramente, os historiadores do dogma da Igreja e os teólogos sistemáticos concordam que a ideia de uma trindade cristã não era uma parte da igreja do primeiro século. Os doze apóstolos nunca subscreveram a ela ou receberam a revelação sobre o assunto. Assim, como é que uma doutrina trinitária surgiu? Ela evoluiu gradualmente e ganhou força no final dos primeiro, segundo e terceiro séculos, assim como os pagãos, que se converteram ao cristianismo, trouxeram ao cristianismo algumas de suas crenças e práticas pagãs.4
De fato, mesmo os trinitarianos reconhecem que essa doutrina, não-Escriturística, não apareceu até o quarto século depois de Yahshuah. Os católicos romanos admitem:
 . . . não se deve falar de Trinitarianismo, no Novo Testamento, sem qualificação séria. . . quando se fala de um Trinitarianismo não qualificado; um passou do período das origens cristãs para, digamos, o último quadrante do 4º século.  Foi só então que o que poderia ser chamado de o dogma trinitário definitivo “um só Deus em três Pessoas” tornou-se completamente assimilado na vida e pensamento cristãos.5
A versão moderna da trindade, como é entendida hoje, é desenhada, quase em sua totalidade, a partir do filósofo grego pagão, Platão. Os platônicos acreditavam em um Pai Desconhecido, uma Palavra (Logos) e uma alma do mundo. “Os teólogos Clemente de Alexandria, Orígenes e Santo Agostinho foram os primeiros cristãos expoentes de uma perspectiva platônica. As ideias platônicas tiveram um papel crucial no desenvolvimento da teologia cristã ....” 6  Essa influência pagã, sobre o desenvolvimento da doutrina cristã, era tão difundida que “encontramos o cristianismo tendendo a absorver valores filosóficos gregos, até ao final do terceiro século a linha entre as crenças dos educados cristãos e pagãos, no oriente, frequentemente seria difícil de desenhar." 7

Trindade, Não nas Escrituras

Um estudo cuidadoso das Escrituras revela que não é só a palavra “trindade” não encontrada nas Escrituras, mas o próprio conceito de uma divindade trina está faltando em toda a Bíblia! Edmund Fortman, um jesuíta estudioso, declara:
O Antigo Testamento. . . nada nos diz explicitamente, ou por implicação necessária, de um Deus Trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. . . . Não há nenhuma evidência de que qualquer escritor sacro sequer suspeitava da existência de uma [Trindade] na Divindade.   . . . Mesmo ver [no Antigo Testamento] sugestões ou prenúncios, ou 'sinais velados' da trindade de pessoas, é ir além das palavras e intenções dos escritores sagrados.
. . . Os escritores do Novo Testamento. . . nos dão nenhuma formal ou formulada doutrina da Trindade. . . Em nenhum lugar encontramos qualquer doutrina Trinitária de três assuntos distintos da vida divina e atividade da mesma Divindade. 8

A Trindade: Um Novo Cristianismo



Ao reconhecer Yahshuah como o Messias, o cristianismo saiu do judaísmo tradicional. No entanto, os primeiros cristãos ainda eram muito semelhantes aos judeus em suas crenças. Eles ainda adoraram no Sábado do sétimo dia, não comiam carnes imundas, observaram os Festivais Anuais - a sua religião pura era um reflexo perto das raízes divinas de onde tinha surgido.
No entanto, com a aceitação da trindade na teologia cristã, o cristianismo passou por uma mudança fundamental que o distanciou de suas origens puras determinadas pelo céu. A Nova Enciclopédia Britânica identifica a razão para esta mudança com uma precisão infalível: “O credo trinitário do cristianismo. . . o diferencia de outras duas religiões monoteístas clássicas [judaísmo e islamismo]”. 9
A Escritura ensina que Yahveh está a trabalhar EM nós. “Porque [YHWH] é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13, ACF). Esse é o plano de dEle para restaurar, nos redimiu à Sua própria imagem. Por ter dois membros da Divindade trabalhando em nosso lugar, não há nenhuma necessidade de arrependimento ou de uma vida santa. Tudo o que se tem que fazer é “apenas aceitar”. Isso é fundamental para a graça barata, onde o crente tem somente que reivindicar “crença” e nada mais, nem mesmo a obediência é necessária. Ela é uma prima próxima da heresia do “uma vez salvo, salvo para sempre”. 

Assim, ao trazer a trindade ao cristianismo, satanás tentou destruí-lo, fundamentalmente, a partir de dentro.


A Escritura e a Verdadeira Natureza de Yahveh

A Escritura apresenta claramente Yahveh como uma única entidade com um Filho: “Ouve, Israel, [YHWH] nosso [Ul- him] é o único [YHWH].” (Deuteronômio 6:4, ACF). A palavra [Ul- him).
 No entanto, de modo algum isso se destina a implicar uma divindade trina. Os primeiros estados do mandamento inequivocamente, “Eu sou [YHWH] teu [Ul- Him]. . . Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:2 e 3, ACF)
Os escritores do Novo Testamento estavam unidos na sua rejeição de uma trindade. Paulo declarou enfaticamente:
“... Porquanto, embora haja muitos que são chamados אלהא , ou mestre, quer nos shamayim ou na terra, como há muitos poderosos, e muitos mestres, Todavia, para nós, só há Um אלהא , Abba, de quem
são todas as cousas, e nEle estamos; e Um Soberano-Yah, יהושע ha Moshiach, pelo qual são todas as cousas, e por quem nós vivemos.Veja 1 Coríntios 8:4-6
A maioria dos cristãos aceita a doutrina da trindade, sem dúvida, pela única razão de sua antiguidade, não percebendo que houve uma época em que o assunto era extremamente controverso, com pessoas perdendo suas vidas por causa da verdade.
A maioria dos teólogos sabem que a doutrina da Trindade não é Bíblica.
Porque a Trindade é uma parte tão importante, mais tarde, da doutrina cristã, é impressionante que o termo não aparece no Novo Testamento. Da mesma forma, o conceito desenvolvido de três parceiros co-iguais na Divindade, encontrado nas formulações dos credos posteriores não pode ser claramente detectado dentro dos limites do cânon.10
"Uma das grandes maravilhas da história cristã tem sido a capacidade de teólogos para convencer as pessoas cristãs que três pessoas são realmente um só Deus." 11
A Primeira Epístola de João 5:7 é frequentemente citada como prova Bíblica para a existência de uma divindade trina: "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo: E esses três são um". No entanto, historiadores da Igreja e estudiosos em geral, agora reconhecem que este versículo não estava no original.
Como outras doutrinas que se tornaram centrais para a fé, no entanto, a crença na Trindade foi um desenvolvimento histórico, não um "dado" a partir dos primeiros anos da fé.
A. A noção básica da Trindade é que há três pessoas na Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Estes são todos igualmente Deus e da mesma substância, mas, apesar do fato, há três pessoas próximas, comprometem apenas um Deus, indivisível por natureza.
B. Essa doutrina não parece ser uma doutrina proferida pelo Jesus histórico, por Paulo, ou por qualquer outro escritor cristão durante os primeiros cem anos ou mais do cristianismo.
C. Ela não pode ser encontrada explícita nos primeiros escritos cristãos. A única passagem do Novo Testamento que declara a doutrina (1 João 5:7-8) não era originalmente parte do texto, mas foi adicionada por escribas doutrinariamente astutos em uma data posterior (não é encontrada em quaisquer manuscritos gregos até o século 11). 12
orando com MariaA aceitação da doutrina da trindade desvia a atenção de Yahuwah, a fonte de todas as bênçãos. Inúmeras crianças são ensinadas a orar ao "Querido Jesus", em vez do Pai. Alguns cristãos oram ao Espírito Santo, enquanto os católicos rezam à Maria reestilizada, como foi Semíramis, como a "Rainha do Céu". Durante todo o tempo, Aquele que amou os pecadores tanto, que deu o Seu Filho unigênito para morrer por sua redenção,.... é visto como um severo, implacável e impessoal. Yahuwah declara: "...não  outro [Ul - Him] senão eu; [Ul - Him] justo e Salvador não  além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou [Ul - Him], e não  outro." (Isaías 45:21 e 22).
A convocação das Escrituras é: "Sai dela, povo meu!"   (Apocalipse 18:04). Yah quer salvar a todos dos perigos desta doutrina pagã que desceu da Babilônia. Ele adverte: "E castigarei a Bel em Babilônia, e tirarei da sua boca o que tragou, e nunca mais concorrerão a ele as nações; também o muro de Babilônia caiu. aí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira de [YHWH]." (Jeremias 51:44 e 45)
Essa é uma advertência a todos para deixarem a religião organizada e abraçarem a verdade pura, uma vez entregue aos santos, não corrompida por longos séculos de erro, tradição e paganismo. Ponha de lado as crenças e doutrinas fundadas sobre o paganismo.Volte para a pura adoração ao Criador, que por si só é digno de receber adoração:
Santo, Santo, Santo, é o Senhor YHWH, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. (Apocalipse 04:08, 11 e 05:13).

1 Richard Cassaro, http://www.deepertruth.com/trinity.
2 C. L. Hagensick, “The Origin of the Trinity: From Paganism to Constantine,”http://www.heraldmag.org/olb/Contents/doctrine/The%20Origin%20of%20the%20Trinity.htm, emphasis supplied.
3 Arthur Cushman McGiffert, A History of Christian Thought, Vol. 1, p. 266.
4 Victor Paul Wierwille, “Jesus Christ is Not God.”
5 New Catholic Encyclopedia, 1967 ed., Vol. XIV, p. 295, emphasis supplied.
6 Archana Srinivasan, Famous Greek Personalities, p. 30.
7 William H. C. Frend, The Rise of Christianity, as quoted in “Historical Background of the Trinity,”http://www.christadelphia.org/trinityhistory.htm.
8 Edmund Fortman, The Triune God.
9 As quoted in Should Christianity Abandon the Doctrine of the Trinity, by Michael Barber, p. 28.
10 “The Lost Doctrines of Christianity: The Doctrine of the Trinity,” http://reluctant-messenger.com/Lost-Doctrines-Christianity009.htm.
11 Anthony F. Buzzard and Charles F. Hunting, The Doctrine of the Trinity, as quoted in http://www.christadelphia.org/trinityhistory.htm.
12 Bart D. Erhman, Lecture course: “From Jesus to Constantine: A History of Early Christianity,” emphasis supplied.
13 http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nikea-arius.png




"Oficializada  no  ano  381  pelo  imperador  Teodósio  e  o  papa  Damaso, e mais  150  bispos  católicos  no  concilio  de Constantinopla=Almanaque Abril  cultural  de 1987  pgs 490 a 493;Ela  é  tão  santíssima,  quanto  a  santa  igreja  católica,  e o santíssimo  papa.


Sobre  esses  dois  concílios  cristãos católicos  lemos  no  livro"Documentos  da Igreja  Cristã"  pg 130;  por H. Bettenson; o seguinte....nos  estamos   convencidos  de  que  a fonte  e  o  sustentaculo  de nossa  soberania,  sua  força e inexpugnavel  defesa, é  aquela  única  e verdadeira  fé que,  por  inspiração  de  Deus;  foi  publicada  pelos  318  santos  padres  reunidos  em  Niceia (325) e  confirmada  pelos 150   santos  padres  que  de  modo  semelhante  se reuniram  em  concilio em Constantinopla (em 395) a fim  de promover em toda a parte,  o crescimento da santa  igreja católica.

Ícone oriental que representa Constantino I entre os padres reunidos no Primeiro Concílio de Niceia: o dístico por eles suspenso contem o texto do Credo de Niceia.

No mesmo  livro  pgs 51-53.
Encontra-se  uma  carta do então Imperador Romano Teodosio 1º; Enviada ao  papa Dâmaso,  datada  do  ano 381 era  do mashiach.
Contendo  o seguinte teor  sobre a recém  nascida  Santíssima  trindade...Queremos  que  as  diversas  nações  sujeitas   a nossa  clemencia e moderação; Continuem professando         a religião legada      aos  romanos pelo Apostolo Pedro. Tal  como  preservou a tradição fiel,  e como  é presentemente observada pelo pontifice  Dâmaso...varão  de santidade apostolica.  De conformidade  com  a doutrina  dos apóstolos  e o ensino  do evangelho.  Creiamos  pois, na  única  divindade  do pai e do filho, e do Espirito Santo e, em igual  magestade e em trindade santa.


Autorizamos   aos seguidores dessa lei....trindade  santa...a tomarem o titulo  de  cristãos.  Referente aos  outros  que  julgamos  cheios de tolices....Os  que  não  criam  na  trindade e nem eram crsitãos...queremos      que sejam estigmatizados  com  o nome ignominioso de “herejes”   E que  não  se atrevam  a dar aos  seus  conventiculos,  o  nome  de eklesia=igreja.  Estes (herejes)  sofrerão  em primeiro  lugar  o castigo  da divina condenação, e em segundo  lugar, a punição  que  nossa autoridade,  de acôrdo com a vontade  do  céu, decida infligir-lhes; Sejam eles excluidos  dos  Edificios  Eclesiasticos,  pois  não estão autorizados a celebrar  suas  assembleias ilegais,  dentro  dos  povoados, Se tentarem  qualquer  distúrbio, ordenamos eliminar e  explusar  das  cidades  a  esses  frenéticos,  de  modo  que  as Eclesias=igrejas cristãs, possam ser...no  mundo inteiro  recolocadas  nas  mãos  dos  Bispos  ortodóxos  que  confessam  o  credo  de Nicéia=Trindade;  Decretamos  perpetuamente  que  os Bispos  de qualquer  outra  provincia  nada  intentem  contrário aos  usos  antigos sem a  autorização  do venerável  papa da  cidade eterna=Roma.  Mas,  seja  lei  para  todos,  o  que     decidir a “santa  sé”.
O  periodico  catolico-Ave  Maria-edição  de Junho  dee 1999-pg-14   diz... a Igreja define O DOGMA DA  TRINDADE...como  a crença de que  em  Deus existem  trêa  pessoas,  as  quais  subsistem  numa única  natureza (interessante  não?...3  em  1)  Tal  definição,  no entanto  só  se cristalizou  nos  seculos  IV  e V, frutos  dos concilios ecumenicos  de Niceia 325;  e constantinopla 381. Por conseguinte,  não  se  trata  de uma  definição  formal ou explicitamente  biblica.

Vê-se,  que  o  próprio  catolicismo  cristão  afirma  ser a  teoria  da  trindade  um  Dogma  cristão;  e não  uma  doutrina  Bíblica!


Hizayom=Apocalipse  5,6. Relata  que  Yah  possui sete espiritos...enviados  a toda  a terra.
Se fossemos  acreditar que  o Espirito Santo  seja  uma pessoa. Teriamos que dividi-lo  aqui em  sete pessoas,  já  que são sete espiritos.  O  nº  7  nas Escrituras é simbolo  de totalidade  e perfeição.
Portanto  essa  passagem  fala  dos  sete atributos do  Ruach hakodesch  de Yah; Yashayahu=Isaias 11.”Espirito de...sabedoria...de...inteligencia...de...conselho...de fortaleza...de conhecimento...de temor...e de justiça;
Esse  Ruah hakodesch estaria  no  mashiach...como  ele  mesmo  disse...O Ruach  hakodesc  de Yah está  sobre  mim,  pois  me  ungiu...Yashayahu 61,1,2.  O profeta Danyahu=Daniel...viu  um  Attiq  yomin=ancião  de  dias;  e o  filho  do  homem “Yahshuah”  Dan-7,9-13.
Estevam  quando  apedrejado...viu  Yahshuah hamashiach em pé  a destra  de  Yah; Atos  7,56.
Yachonam=João contemplou...uma  grande  multidão clamando  com  grande  voz dizendo; salvação ao  nosso Yah que está assentado  no  trono,  e ao Cordeiro Yahshuah...e vi continua ele...toda  criatura  no céu, na terra...no  mar... proclamarem.  Àquele “Yah” que está sentado  no trono e ao Cordeiro”Yahshuah” pertencem o louvor, a hopnra, a glória  e o domínio  pelos séculos  dos séculos...Hizayom=Apocalipse 5,13.  e  7, 9,10.
Em ambas  as  visões  dos servos  de Yahshuah, foram  vistas  apenas  duas  pessoas  no  trono celestial. AS  Escrituras não  fazem  nenhuma  menção  de  uma  terceira  pessoa  entronada  no  céu.
Outrossim,  os  redimidos no  sangue  do Cordeiro...eram 144.000 que  em suas  testas  tinham escrito o  nome do cordeiro,  e de seu  Pai...Yahshuah=Yahweh é salvação.  E  não o nome  da trindade  romana,  mostrando assim  que os  que  estão selados  nas  suas mentes  com a santissima  trindade;  Não  ressuscitarão  para   a vida  eterna. Referindo  a sua sheni biat mashiach=segunda vinda  o  mashiach  relatou...quando  vier  o  filho  do homem, na  sua gloria , na do pai, e dos  santos  anjos; Lukas 9,26. Não disse na  gloria  de  uma  terceira  pessoa,  será que  se esqueceu?
Pelo  contrário, Yahshuah disse,  que...a vida  eterna  é essa, que ti conheçam a ti só”Yahweh” por  unico Eterno verdadeiro...e  em Yahshuah hamashiach  a quem enviaste; Yachconam=Joaõ 17,3.  Essa é  a fé que  nos leva  a vida eterna. Qualquer crença  fora  dela, é  falsa.
E  por via  de  regra,  como  poderia  o Espirito Santo ter  um  corpo  físico  como pessoa.  Se Yahshuah  disse...Espirito  não tem  carne  e nem ossos  como  eu  tenho; Lukas 24,39."
Extraído do blog:
http://ivonilservodeyahshuah.blogspot.com/2012/07/trindade-e-romana.html




Diná Soares

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Entendimento progressivo dos pioneiros sobre a trindade


    Gilberto G. Theiss[1]

    Muitos debates e confrontos se levantaram nos primórdios do adventismo com o objetivo de impedir que certas doutrinas estranhas se infiltrassem no seio da igreja. Mas, conceitos estranhos e doutrinas duvidosas eram de certa forma os meios mais eficazes para forçar os teólogos e pastores da época a estudarem com mais profundidade os temas propostos e controversos. Assim como outros assuntos complexos e preconceituosos, o tema da divindade de Jesus, Espírito Santo ou da Trindade ganharam um pequeno espaço em algumas dessas discussões no meio adventista, principalmente pelo fato de tal crença ser creditada à origem pagã do catolicismo[2]. Essa discussão, no princípio, não era nada amistosa, mas aos poucos, ao longo dos anos, as diferenças teológicas a esse respeito foram diminuindo. Podemos separar esse período em pré 1898 e pós 1898, por ter sido neste ano a primeira impressão do livro “O Desejado de Todas as Nações” que trouxe grande luz sobre a essência da natureza de Jesus, influenciando grandemente alguns pioneiros que ainda mantinham certas dúvidas quanto à co-erternidade de Cristo[3].

    Mesmo antes da publicação do Desejado de Todas as Nações, e da influência das visões de Ellen White, houve entre alguns pioneiros, um progressivo entendimento deste tema que culminou em declarações extra-oficiais da crença da Igreja Adventista na Divindade e Eternidade do Filho junto com o Pai e da natureza pessoal e divina do Espírito Santo. E será exatamente isto que veremos a seguir.

    O contexto de 1892 e algumas Publicações
    Na data de 1892, um estudo publicado pela Review and Herald, usou pela primeira vez, de forma abrangente e positiva, o termo Trindade. O devido estudo foi publicado num conjunto de dezenas de outros estudos para confirmar no que, até o momento, os Adventistas do Sétimo dia definitivamente acreditavam.

    A desmistificação da palavra Trindade começa neste período com nenhuma contrariedade dos principais pioneiros da igreja. É importante lembrar que, nos períodos entre 1846 e 1888, a maioria dos adventistas

    ResponderExcluir
  4. haviam rejeitado o conceito da Trindade[4], e apresentavam diversas divergências quanto a natureza da pessoa de Cristo, Sua igualdade com o Pai e sua co-eternidade. Uns acreditavam que Jesus era essencialmente Deus, porém inferior ao Pai, enquanto que outros acreditavam que, em algum momento, na eternidade, o Filho teria vindo à existência.

    Analisaremos a partir de aqui, algumas importantes considerações de alguns renomados pioneiros do movimento, que nos darão a compreensão de que suas descrenças na divindade e eternidade de Jesus não suportaram o tempo e a luz posterior que Deus lhes daria através de diligente estudo. A progressiva compreensão poderá ser notada nestas citações:

    W.W. Prescott[5] - 1896 (Antes) - “Assim como Cristo nasceu duas vezes, uma vez na eternidade...e de novo na carne”[6]

    W.W. Prescott – 1919 (Depois) - Depois assumiu: “Fui ensinado como o irmão Daniells...de que a Trindade era algo herético...sem contudo pensar por mim mesmo, ou estudar, eu supus que estava certo. Mas eu descobri algo diferente...como entendo agora, deidade envolve eternidade. Você não pode ler as Escrituras e conceber sem eternidade”[7]

    Uriah Smith[8] - 1865 (Antes) - “... o primeiro ser criado”[9]. “Embora através de meios não claramente identificados nas Escrituras, Cristo havia sido trazido à existência ou gerado”[10]

    Uriah Smith – 1881 (Depois) - “Mas a linguagem não implica necessariamente que ele foi criado [...] ele próprio veio à existência de uma forma diferente.”[11] Ao comentar a frase, “O princípio da criação” de Apocalipse 3:14.

    Alguns, até mesmo bem intencionados, afirmam que Uriah Smith não havia se convencido completamente deste assunto. A resposta a esta indagação poderia ser entendida à luz da impressão da primeira edição do Desejado de Todas as Nações. Urias Smith faleceu em 1903, portanto ele presenciou em 1898 as afirmações de Ellen White neste volume de que Jesus não possuía vida derivada e nem emprestada[12]. Também pode conhecer a declaração contundente no mesmo livro a favor do Espírito Santo que assim declara: “Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder”.[13]
    Este argumento pode ser uma referência plausível do desenvolvimento progressivo e teológico para os pioneiros do movimento, e

    ResponderExcluir
  5. especialmente para Smith, pelo fato dele devotar grande confiança no ministério profético de Ellen White para a igreja remanescente.

    De qualquer forma, temos uma citação de 1896 onde Smith admitia louvar o Espírito Santo, pois estava equiparado ao Pai e ao Filho em Mateus 28:19[14].

    Em 1903 Smith reconheceu três seres ou três agentes para a nossa salvação[15].

    James White[16] - 1846 (Antes) - “O antigo credo trinitarista ausente nas escrituras...de que Jesus é o eterno Deus”[17]James White – 1876 (Depois) - “Os adventistas dos sétimo dia compreendem a divindade de Cristo de forma tão parecida com os Trinitaristas que não receamos qualquer debate aqui”[18]

    Um ano mais tarde, em 1877, James White declara abertamente sua crença na igualdade do Filho para com o Pai, e ainda condenou qualquer ensinamento que faça Cristo inferior para com o Pai”[19].

    J. H. Waggonner – (Antes) - “A Bíblia faz silêncio sobre a Trindade.”[20]

    J.H Waggonner – 1883 (Depois) - Em 1883, Waggonner reconheceu que o Espírito Santo partilha os atributos do Pai e do Filho.[21]

    Os registros históricos visto até então, são evidentes em mostrar que, no mínimo, mudanças no pensamento que diz respeito à trindade, foram gradativamente permeando o parecer de alguns pioneiros sobre a trindade. Nos capítulos seguintes, cavaremos um pouco mais para encontrar algum tipo de solo que possa dar sustento e respaldo a crença no meio adventista. A história, estudada com seriedade, não falha em nos apresentar a verdade.

    Outros pioneiros em defesa da trindade

    S. Spears, em artigo de 1889 transformado em livreto e publicado pela igreja em 1892 defende “A doutrina bíblica da Trindade.” N. Downer, em artigo, declarou que as três pessoas da Trindade tiveram parte na ressurreição de Cristo.[22]

    Lee S. Wheeler, observou, citando Efésios 4:4-5: “É digno de nota que nesta como em muitas outras partes da Escritura, o Espírito como sendo um é mencionado como distinto do Pai e do Filho.”[23]

    ResponderExcluir
  6. D. Hildereth escreveu: “Tire o Espírito Santo da Bíblia e ‘nada’ que reste é digno de ser falado.”[24]

    Joseph Clark defendeu o Espírito Santo como uma realidade em si mesmo, e um agente de Deus.[25]

    P. Bollman escreveu: “O Espírito Santo é divino e Criador de todas as coisas”.[26]

    A.J. Morton declarou: “A divindade do Espírito Santo, de Cristo e a do Pai e Cristo não pode ser separada”.[27]

    Alonzo T. Jones foi editor da Reviewand Herald por muitos anos. Em sermão na Sessão da Conferência Geral de 27 de fevereiro de 1895 defendeu que “O Espírito Santo é um representante pessoal de Deus”. Também, que há uma unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho.[28]

    Stephen N. Haskel, no artigo “O Espírito Santo” declara que a relação entre o Pai, Filho e Espírito Santo é um mistério.[29]

    G.C Tenny, que em 1883 usara “it” (“Isto”, em inglês, normalmente usado para coisas) para o Espírito Santo declarou em 1896 que o Espírito Santo era inteligente, tinha existência independente e passou a suar o pronome pessoal “he” (“ele”, normalmente para pessoas).[30]

    S.M.I.Henry, escritor denominacional declarou em 1898 que: “Os pronomes usados em conexão com o Espírito devem levar-nos a concluir que ele é uma pessoa – uma personalidade...”.[31]

    R.A Underwood, que havia sido antitrinitariano a princípio, expõe, segundo ele mesmo declara, a sua mudança de compreensão, a partir do estudo da Bíblia.

    Na revista Review de 3 demaior de 1898 ele diz que o Espírito é uma pessoa e que não deveríamos permitir que Satanás destruísse nossa fé “na personalidade dessa pessoa da Divindade – o Espírito Santo.”

    Em relação à sua opinião anterior Underwood declarou:

    “Mas nós queremos a verdade porque ela é a verdade, e nós rejeitamos o erro porque é o erro, apesar de qualquer ponto de vista que nós possamos anteriormente ter sustentado ou qualquer dificuldade que nós

    ResponderExcluir
  7. possamos ter tido ou possamos ter agora quando nós vemos o Espírito Santo como uma pessoa”.[32]

    Conclusão

    Com o passar do tempo, assim como outras doutrinas que foram incorporando ao quadro de crenças adventista, a trindade foi superando as discussões contrárias, conquistando gradativamente espaço cognitivo entre os principais pioneiros da igreja. As visões reveladoras dadas a Ellen White sobre a Divindade de Cristo e do Espírito Santo, tendo como marco a publicação do livro “O Desejado de Todas as Nações”, teve um impacto importante para a fundamentação da crença no ano de 1898, que consequentemente levou a igreja a se posicionar definitivamente no ano de 1931, onde expressou total aceitação a esta doutrina. Muitos líderes e membros que viviam neste ano, foram membros atuantes no período de Ellen White e mantiveram sua crença assim como nos anos anteriores - a favor da Trindade. Portanto, em torno de 1900 a igreja já desfrutava de consenso sobre o tema conforme os testemunhos da época evidenciam clarificadamente.[33]

    LEITURA ADICIONAL SUGERIDA

    CASALI, Victor. Historia de las Doctrinas Adventistas. Centro de Investigación White: Universidad Adventista Del Plata, p. 131-132

    DEMÓSTENES, N. S. Perguntas e Respostas sobre a Trindade, p. 117-130.
    PAROUSIA, Ellen G. White e a compreensão da Trindade, p. 11-26.

    PAROUSIA, O debate adventista sobre a Trindade, p. 19-30.

    WOODROW whidden, Jerry Moon, John W. Reeve. A Trindade, p. 207-215.

    THEISS, Gilberto G. A história revelada e a verdade confirmada, p. 69 – 150 (ver desenvolvimento doutrinário da IASD e a doutrina da trindade).
    ________________________________________

    [1] Pastor na IASD do distrito de Itapajé-Ce, na Associação Costa Norte.
    [2] SHWARZ, Richard W. e GREENLEAF, Floyd, Portadores de luz, p. 161
    [3] WHIDDEN, Woodrow, MOON, Jerry e REEVE, John W. A Trindade, p. 223

    [4] Ibdem, p. 217. Ver também: MOON, Jerry. O debate adventista sobre a Trindade, Parousia ano 4, nº 2, p. 21.
    [5] W. W. Prescott, educador e administrador. Em 1885 tornou-se diretor do Battle Creek College e foi, durante algum tempo (1891-1892), simultaneamente, diretor de dois outros

    ResponderExcluir
  8. colégios – Unio e WallaWalla. Ajudou a fundar o que hoje se conhece na Austrália como Avondale College. Posteriormente trabalhou como erudito e administrador, exerceu grande influência sobre a obra educacional mundial da denominação. Nascido em 1855 e falecido em 1944. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 250.
    [6] PRESCOTT, W. W. Review and Herald, 14 de Abril de 1896.
    [7] Ibdem, p. 62, 1919
    [8] Uriah Smith. Pastor, escritor e redator. Tornou-se adventista observador do sábado em 1852, unindo-se no ano seguinte à equipe da Review. Desde aquele tempo até sua morte, seu nome apareceu no expediente da revista, a maior parte das vezes como editor. Foi o primeiro instrutor bíblico do Battle Creek College e secretário da Associação Geral. Escreveu alguns livros, dos quais o mais conhecido é Thought son Daniel and the Revelation. Nascido em 1832 e falecido em 1903. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 251.
    [9] SMITH, Uriah. Thoughts Critical and Patriarcal, on the Book of Revelation p. 59
    [10] Ibdem
    [11] Ibdem, p. 74
    [12] WHITE, Ellen G.. O Desejado de Todas as Nações, p. 530
    [13] Ibdem, p. 761.
    [14] SMITH, U. In the Question chair, Adventist Review and Sabbath Herald, doravante Review, 27/10/1896.
    [15] SMITH, u.The Spirit of Profhecy.General ConferenceBulletin, 14 de março de 1903.
    [16] Tiago [James] Springer White. Um dos três co-fundadores da igreja Adventista do Sétimo dia, sendo os outros dois sua esposa Ellen e amigo José Bates. Foi professor durante dois anos, amas logo que completou 21 anos de idade uniu-se ao movimento milerita e, empunhando um diagrama, começou a pregar. Relata-se que, durante os meses de inverno de 1842-1843, Tiago levou mais de 1000 pessoas a Cristo. Depois do desapontamento de 22 de outubro de 1844, associou-se a outros Cristãos no estudo da Bíblia, em busca de maiores esclarecimentos. Em1846 aceitou a verdade o sábado e, em 1849, começou a publicar a revista PresentTruth. À medida que crescia o número dos adventistas guardadores do sábado, ele insistiu para que constituíssem uma organização. Isso resultou na formação da Associação Geral , em 1863. Tiago liderou o desenvolvimento da obra editorial, educacional e médica da igreja. Durante muitos anos foi editor da Review and Herald. Atuou como presidente da Associação Geral durante três mandatos (1865-1867-1871; 1874-1880). Nascido em 1821 e falecido em 1881. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 253.
    [17] WHITE, James. The Day Star, Jan. 21
    [18] Idem. Review and Herald, 12 de Out. De 1876.
    [19] Ibdem, 29 de Nov. de 1876, p. 72
    [20] WAGGONNER, J.H. The Atonement, p. 173
    [21] TAYLOR, 1953
    [22] DOWNER, N. Review, 6 de abril de 1876
    [23] WHEELER, L.S. The Communion of the Holy Spirit, Review, 21 de abril de 1891, p. 244
    [24] HILDERETH, D. Review, 01 de abril de 1862
    [25] CLARK, J. Review, 10 de março de 1874
    [26] BOLLMAN, P. Signes of the Times, 04 de novembro de 1889.
    [27] MORTON, A. J. Signes of the Times, 26 de outubro de 1891.
    [28] JONES, A. T. General ConferenceBulletin, 27 de fevereiro de 1895.
    [29] HASKELL, S. N. Review, 28 de novembro de 1899.
    [30] BOLLMAN, P. TENNY, G. C. Review and Herald, 9 de junho de 1896.
    [31] HENRY, S. M. I. The Abindig Spirit, p. 271
    [32] UNDERWOOD, R.A. Review, 3 de maior de 1898.
    [33] SILVA, Demóstenes N. A Trindade, p.124.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada Rodrigo Sousa, por sua rica contribuição que veio tanto a acrescentar!!!
    Feliz por ter amigo como vc!!!

    ResponderExcluir
  10. uau...um estudo inpressionante..mas oco.....um estudo feito pelos homens que foram incitados por satanas..para que o homem desacredita-se a Biblia..trindade sim...PAI, O FILHO E O ESPIRITO SANTO, 3 pessoas numa só DEUS..mas parece que o seu estudo a afastou disto , ate pode ter existido no paganismo uma trindade, mas essa trindade nao e a trindade divina de DEUS..porque chamamos trindade a 3 elementos que formam um só..e isso esta nas Escrituras sim...O PAI E O FILHO E O ESPIRITO SANTO andamUNIDOS .nao actuam individulamente , portanto estao juntos num so DEUS..se o seu estufdo a afastou da sua crença..tenha cuidado vale mais um passaro na mão que dois a voar...retenha o que tinha, para nao perder a sua alma..

    ResponderExcluir
  11. ola como vai vc como faco pra falar com vc grato paz e graca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre no meu perfil no face, mais rápido...
      https://www.facebook.com/dina.soarescorreiafc
      ou por email:
      dinaeugmail.com
      att
      Diná

      Excluir
  12. A Santissima Trindade não tem nada de pagão:http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/trindade/07.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba amigo que a Escritura não é nem católica e muito menos romana. Eu lhe compreendo, e sei que conhece pouco da história...Mesmo em sua bíblia que é católica, onde está escrito "santíssima trindade"???

      Excluir
    2. Olá.

      Já que você cita a Bíblia, Diná, Eu queria saber quem é que definiu os livros do Novo Testamento. Você sabe? Acima acusa o rapaz de não conhecer a história; quero ver se a senhora conhece. Ah, foi a Igreja Católica.

      A Bíblia não contém a palavra "Trindade", mas também não contém a palavra "Bíblia"! Onde na Bíblia está escrita a lista dos livros que a devem compor? Me diga o capítulo e versículo. Ah, inclusive também foi a Igreja Católica que criou a divisão de capítulos e versículos. Desculpa.

      A Senhora diz não haver prova documental que na época pré-constantina a comunidade cria na Trindade. Mesmo? Vejamos:

      Inácio de Antioquia, mais ou menos no ano 110 d.C. - "Inácio, por sobrenome Téoforo [=portador de Deus], à Igreja que alcançou misericórdia na magnificência do Pai Altíssimo e de Jesus Cristo, seu único Filho; à que é amada e é iluminada por vontade Daquele que quis que todas as coisas existissem, segundo a fé e a caridade de Jesus Cristo, nosso Deus" (Epístola aos Romanos 1)

      Ainda Inácio: "Eu glorifico a Jesus Cristo, Deus, que é quem os tem feito sábios até tal ponto, pois percebi muito bem de quão mergulhados estais da fé imutável, como se estivésseis pregados, em carne e espírito, na cruz de Jesus Cristo" (Epístola aos Esmirniotas 1,1)

      Martírio de Policarpo, que foi bispo de Esmirna e discípulo de São João: "A Ele [Jesus Cristo] seja dada a glória com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém"

      Aristides, amigo de Eusébio de Cesaréia, no séc. II escreve: "Este teve doze discípulos, os quais, após sua ascensão aos céus, percorreram as províncias do Império e ensinaram a grandeza de Cristo, de modo que um deles percorreu aqui mesmo, pregando a doutrina da verdade, pois conhecem o Deus criador e artífice do universo em seu Filho Unigênito e no Espírito Santo, não adorando nenhum outro Deus além deste" (Apologia 15,2)

      Tarciano, o sírio, discípulo de São Justino Mártir, no séc II: "Porque não estamos loucos - ó helenos - nem pregamos loucuras quando anunciamos que Deus apareceu na forma humana. Vós que nos insultais, comparai os vossos mitos com as nossas narrações" (Discurso contra os Gregos 21)

      Mas me responda... quem não conhece a história???

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

Festas Cerimoniais - Didática De Um Professor Por Excelência!

NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GREGO?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!