ULHIM ou ELOHIM?


  • אל  (UL) - Tudo - totalidade - Soberano - Supremo - alef  -  lamed
  • אל  (AL) -  a raíz do aramaico aparece como - alef  - lamed
  • אל -  (EL)  - alef - lamed - terminologia comumente usada nos nomes próprios nas bíblias com traduções greco-romanas.

É muito difícil encontrar provas na grafia da pronúncia correta de Ulhim, porque as cópias foram transcritas várias vezes, em diversas épocas, em quais tiveram diversas influências dos povos e culturas pagãos, além de que há vários idiomas semíticos.
Temos primeiramente entender que estes são títulos, e não o nome do Eterno.

Quando começou o exílio dos israelitas em Babilônia o politeísmo fazia parte da cultura de Yashsorul (Israel). Foi apenas após o exílio que a adoração única e exclusiva de Yahuh foi restaurada.


EL -  Esta pronúncia foi aprendida pelo povo no cativeiro babilônico de 70 anos. Os cananeus, moradores da terra de Canaã, como era chamada a região entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo em tempos antigos adoravam a Baal e Bel que eram os ídolos destes povos.

Relevo de Palmira do início doséculo II d.C. com representações de Bel 
Na Antiga Mesopotâmia, Bel foi um epíteto aplicado a vários deuses. Os autores gregos transliteraram-no e incorporaram-no na sua mitologia depois passou para a mitologia romana com terminaçã de “us”.
Depoimentos interessantes:

"A medida que houve uma miscigenação entre os povos, um acabou identificando sua divindade protetora com a outra, e com o tempo Yahweh foi incorporando aspectos da divindade El, numa espécie de sincretismo religioso" -  (Donald B. Redford, Egypt, Canaan, and Israel in Ancient Times. Princeton University Press, 1992. ISBN 978-0691036069).

"Segundo o professor Frank Moore Cross, professor de Hebraico e outras Línguas Orientais, emérito da Universidade de Harvard, notável por seu trabalho na interpretação dos Manuscritos do Mar Morto, יהוה  (YHWH) era um título dado pelos primeiros israelitas à suprema divindade -  "EL", durante o período da Idade do Bronze (aproximadamente 1200 a.C.). Posteriormente, o contrário aconteceu, tornando-se a palavra El um título e יהוה o nome próprio da suprema divindade israelita, talvez num ímpeto nacionalista daquele povo em querer se perceber diferente dos outros povos que habitavam a Palestina." (Frank Moore Cross, Canaanite Myth and Hebrew Epic: Essays in the History of the Religion of Israel. Harvard University Press, 1997. ISBN 978-0674091764).

"A Bíblia retrata os israelitas como um povo quase totalmente distinto dos cananeus, mas os dados arqueológicos revelam profundas semelhanças de língua, costumes e cultura material. A língua de Canaã, por exemplo, era só um dialeto um pouco diferente do hebraico bíblico. Os cananeus não deixaram para trás uma herança literária tão rica quanto a Bíblia, no entanto, poucos quilômetros ao norte de Canaã, na atual Síria, ficava a cidade-Estado de Ugarit, cuja língua e cultura eram praticamente idênticas às de seus primos do sul. Ugarit foi destruída por invasores bárbaros em 1200 a.C., mas os arqueólogos recuperaram numerosas inscrições da cidade, nas quais dá para entrever uma mitologia que apresenta semelhanças impressionantes com as narrativas da Bíblia. "
(Mark S. Smith, The Origins of Biblical Monotheism: Israel's Polytheistic Background and the Ugaritic Texts. Oxford University Press, USA, November 6, 2003. ISBN 978-0195167689).

"Ao longo dos séculos, houveram outros deuses que receberam o título de Senhor e foram identificados, total ou parcialmente, com Bel Marduque. Também é provável que o Zeus Belos, mencionado por Sanconíaton como filho de Crono, se refira a Marduque." The theology of the phœnicians: from Sanchoniatho. www.sacred-texts.com

'Na cidade de Hatra foi encontrada uma estátua de Bel. Na cidade de Palmira, o principal templo era dedicado a Bel, a designação local da principal divindade da cidade. Esse tempo resistiu até ao século XXI, até ser destruído pelo estado Islâmico do Iraque e do Levante, em agosto de 2015, por ter sido convertido primeiro em igreja e depois em mesquite. " - Teixidor, Javier (1979) (em inglês)The Pantheon of Palmyra, Brill Archive, pp. 139, ISBN9789004059870 - Hatra: la ciudad santa del dios Shamash

Templo de Bel
Templo de Bel (em árabeمعبد بل), por vezes chamado Templo de Baal, era um edifício religioso situado no  sítio arqueológico de Palmira, Síria, consagrado em 32 d.C. ao deus semita - Bel, adorado em Palmira em trindade com o deus lunar Aglibol e o deus solar Iarhibol.

O templo era o centro da vida religiosa da cidade e alguns estudiosos consideravam-no a estrutura melhor preservada de Palmira. Foi destruído quase completamente com explosivos nos últimos dias de agosto de 2015 pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante.



 BAAL


 "Os cananeus, ou também chamados de sidônios ou fenícios pelos gregos, praticavam uma religião muito degradada que girava em torno do deus da fertilidade, Baal. Nos rituais envolvia-se sodomia, bestialidade e prostituição, bem como abomináveis ritos de sacrifício de crianças. Termo 'baalim', plural de 'baal'. 

 Jezabel adorava a baal identificado como o deus fenício Melkart, deus da cidade de Tiro.

Os arqueólogos acreditam que a imagem foi esculpida no início do século I a.C. Júpiter Doliqueno era um deus romano criado a partir do sincretismo do Júpiter romano, chamado de “o rei dos deuses”. Também é conhecida a adoração de Baal na antiga cidade greco-romana de Doliche, localizado ao norte da moderna cidade turca de Gaziantep.“A imagem está muito bem preservada. Oferece informações valiosas sobre as crenças dos romanos e à persistência das antigas tradições do Oriente Médio”, ressalta o professor Michael Blomer".

O povo Yahshorul (Israel) foi exortado a não adorar outros ídolos, que evidentemente existiam, e a história mostra um povo que se rendeu constantemente a desobediência, apesar dos avisos constantes de Yahuh. Por sua desobediência e rebeldia foi muitas vezes castigado! 

Ao analisarmos apenas algumas das adulterações como nos nomes de:

  • YASHORUL   para  - Israel - Conjunção de 3 deuses - Isis - Ra e EL de Bel - 
  • Danyahu - Yah é meu juiz para - Daniel - Bel  é meu juiz
  • MIGAYAH - quem é semelhante a Yah - para Miguel - Quem é semelhante a El.
  • EMANU YAH- Yah conosco - para -  
    Emanuel - El conosco 
  • SAMUYAH - ouvir de Yah - para - Samuel - Ouvir de Be
Não é difícil é difícil perceber que a palavra Elohim foi mais uma destas adulterações:
  • ULHIM - Supremo de poderes - para Elohim - El de poderes....
Ha shatan com sua sede diabólica de adoração, exulta em ver que ao longo dos séculos a homenagem à ídolos, e a ele mesmo, ao invés de ao adoração ao único e verdadeiro Soberano do universo. 

Mas o Meu povo saberá o Meu nome. Yahsayahu - (Isaias) 52:6

UL - No hebraico significa - Total - Supremo - preferimos sem dúvida ficar com esta opção!

Diná Soares

Comentários

  1. Vou ater-me a duas palavras de todas postadas no texto acima; "Danyahu e U lhim".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amada irmã Diná Soares. Gosto muito do seu trabalho e seus incansáveis estudos. Obriga q O Eterno te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. ♥♥♥♥♥♥♥♥ SHALOM ♥ SHALEM ♥♥♥♥♥♥♥ FILHOS DA LUZ ♥♥♥♥♥♥♥ (FELIZ ANO NOVO!!)♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥ QUE OS NOSSOS OBJETIVOS SE TRANSFORMEM EM UMA MONTANHA DE REALIDADE.♥♥♥♥♥♥.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, gostei desses seus conhecimentos e obrigado por compartilha-los com todos os filhos do Eterno YHWH, que o Eterno continue abençoando muito irmã.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo! só peço que "soletre" em português esse nome: Yahsorul. Por favor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iachorul, mas prefiro com o nome completo, iarrushorul (sempre fazendo l no final, e não substituindo l por u)

      Excluir
  7. Shalom aleichem que o Eterno te abençoe adorei3 de junho de 2018 às 18:07

    Shalom Aleichem(paz seja convosco)!adorei muito bom

    ResponderExcluir
  8. Ótimo estudo parabéns !

    ResponderExcluir
  9. ULHIM a letra H tem som de R ou é muda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meio tem som de RR já no fim tem som mudo

      Excluir
  10. A palavra ULHIM não existe em hebraico, ela foi inventada recentemente por certos movimentos religiosos do Nome Sagrado. A própria religião em questão montou esta palavra e depois disse que era hebraico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa palavra existe sim, até o prof. Fabio Sabino já falou sobre isso.

      Excluir
  11. O nome da minha filha é Nicolly Ul'hin. Amor ao supremo criador. Busco tudo sobre o seu nome

    ResponderExcluir
  12. Por favor o certo é ulhim ou elohim?

    ResponderExcluir
  13. No princípio foi criada o céu e a terra!

    Para entender essa enunciado costuma usar o mesmo princípio de Daniel, onde ele no capítulo 2, faz uma descrição objetiva, sucinta, sem muitos detalhes, depois, vem os capítulos 7 e 8 ampliando ou dando um zoom, com minucias de detalhes a respeito do capitulo 2. O capítulo 11, acaba por fazer uma ligação direta dos fatos com detalhes ainda mais esclarecedor quando conecta os enunciados com a história milenar...

    Da mesma forma vemos acontecer com o capítulo 12, de apocalipse que é desmembrado nos capítulos 13 e 17 e também podemos ver uma relação direta desses capítulos como cumprimento das profecias de Daniel.

    por esse prisma, achei cômodo usar o mesmo óculos profético para entender que no princípio (Gn 1:1), todas as coisas foram criadas, e os versos seguintes são detalhamentos como podemos ver claramente o sexto dia em detalhes no capítulo 2 de Gênesis.

    Se não for essa a realidade gostaria de mais luz para entender...


    da mesma forma

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se a igreja adventista está certa ou o pastor Samuel Ramos está certo as vezes fico sem intender porque hoje em todas as igrejas adventistas pregam a trindade e falam que o pastor samuel não crer no Espírito Santo mas não posso acreditar que um pastor como ele não creia pois todas suas ora o pede o batismo com o Espírito Santo.Por favor me de uma explicação se for possível..Agradeço.

    ResponderExcluir
  15. POR FAVOR SE POSSIVEL ME INFORME ISAIAS 7 VERSO 14 AONDE CONSTA NOME EMANUEL Ė NOME PROPRIO ? E COMO CONSTA ESSE NOME NO ORIGINAL HEBRAICO ? SEI QUE A RAIZ VEM DO HEBRAICO IMMÅNU A MINHA DUVIDA Ė SE Ė IMMÅNUUL OU IMMANUYAH AGRADEÇO SE ME ESCLARECER

    ResponderExcluir
  16. O NOME IMMANUEL Ė DE ORIGEM HEBRAICA VEM DA RAIZ DA PALAVRA IMMÅNU A MINHA DUVIDA Ė SE Ė IMMANUEL IMMANUUL OU IMMANUYAH NO ORIGINAL HEBRAICO ISAIAS 7 VERSO 14

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

O Tempo

Estamos mesmo no ano 5988?

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Estudando Apocalipse - Gilyahna - Parte 1 - Yahchanam, o Discípulo Amado

Sincronia Biologia e Astronomia!

Gilyahna – Revelação – Parte 2 - versos 4 ao 6

Genética - Livro do Autor da Vida! (parte um)

LEIS E CONCERTOS